Tour Baiano

Tour Cairu

A cidade histórica engloba o arquipélago de Tinharé, formado por 36 ilhas, entre elas, a paradisíaca Boipeba. Única cidade-arquipélago do Brasil, Cairu tem vilas com maior dinamismo que a própria sede – é o caso de Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé.

Cercada por manguezais, a cidade reserva bons pontos de mergulho, em especial nas Pedras da Benedita, Tatiba e Tassimirim, localizadas, respectivamente, a cinco, sete e três milhas da costa. Não por acaso, os pratos à base de caranguejo e siri são famosos em Cairu, com destaque especial para as moquecas desses crustáceos.

Apesar de menos badalada que seus vilarejos, a cidade abriga um belo centro histórico na parte alta, que vai da Praça da Matriz até o final da Rua Direita. São bicas, sobrados e casarões do século 18, além do Convento de Santo Antônio e da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, ambos do século 17, em estilo barroco.

A religiosidade se faz presente também nas festas, que capricham nas tradições folclóricas. Entre as mais concorridas estão as de São Pedro, em junho; a de Nossa Senhora do Rosário, entre setembro e outubro; e as de São Benedito e dos Santos Reis, entre dezembro e janeiro.

Quarto produtor baiano de coco-da-baía e dendê, Cairu dispõe de uma boa infraestrutura turística, com hotéis, pousadas, restaurantes e atracadouro para saídas de barcos fretados para Valença, Boipeba e demais destinos do Canal de Taperoá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *