Tour Baiano

Tour Itacaré

Praia da Concha é a principal da orla urbana de Itacaré. Fica perto do centro e reúne as maior quantidade de boas barracas de praia. Apesar da boa estrutura e fácil acesso, há outras praias mais bonitas, como mostraremos abaixo.

Praia urbanas

As praias urbanas de Itacaré têm fácil acesso a partir do centro da cidade e por isso são mais movimentadas. Dizer que são urbanas não significa que são praias feias. Na verdade, os cenários de algumas praias urbanas são tão lindos quanto os das praias mais isoladas. Entre as praias urbanas mais preservadas, os destaques são a Praia do ResendePraia da TiriricaPraia do Costa e Praia da Ribeira, todas localizadas no Caminho das Praias.

Já a Praia da Concha tem característica bem diferente: por ter um mar bem calmo, boa infraestrutura, restaurantes e pousadas, a Praia da Concha se tornou a mais popular — e cheia — da cidade. Para fechar o ciclo das praias urbanas, a Praia da Coroinha é a única de Itacaré não recomendada para banho. Isso porque ela sedia o principal porto da cidade e o ancoradouro dos barcos, o que prejudica bastante as condições do mar para banho. Ainda que não seja boa para um mergulho, a Praia da Coroinha é um ótimo passeio no final de tarde.

Praias rurais

As praias rurais de Itacaré são as que oferecem acesso a partir da rodovia BA-001, com ou sem trilha, sendo que essas são as praias mais bem preservadas da cidade. Apesar de a classificação dar a ideia de serem praias muitos distantes e de difícil acesso, na prática não é bem assim. A Praia de Itacarezinho, por exemplo, é a mais distante da cidade e está localizada a apenas 15 km do centro de Itacaré. Aliás, Itacarezinho está entre as mais lindas praias da região, com mais de 3 km de areia quase deserta e repleta de coqueiros. Na dúvida, já comece por ela! 

PÔR DO SOL NO MIRANTE DO XARÉU

Se o pôr do sol no Arpoador é algo disputado no Rio, aqui em Itacaré o local mais procurado é o Mirante do Xaréu, que é um dos poucos lugares virados para oeste. O acesso é feito pela Praia das Conchas. Todos os fins de tarde os turistas se reúnem ali pra admirar o espetáculo com vista para o Rio de Contas e a Praia da Coroa (saiba tudo sobre o pôr do sol).

Para passar o dia, vale se sentar em um dos quiosques do Restaurante Itacarezinho ou, se o bolso permitir, pegar uma diária no Resort Txai. O acesso à Praia de Itacarezinho pode ser de carro ou a pé, pela Trilha das Quatro Praias, que forma um dos melhores roteiros para os amantes do mar. Além de Itacarezinho, a Trilha das Quatro Praias leva também às espetaculares Praia da EngenhocaPraia Havaizinho e Praia Gamboa. Todas imperdíveis! O trajeto total da trilha tem 4 km. Aproveite cada parada de descanso para um bom banho de mar.

Também com acesso por trilha, a Praia de Jeribucaçu é um deleite para os turistas, que contam com infraestutura simples, um rio de água doce que corre para o mar e um bom trecho de praia deserta. Com uma caminhada curta, será possível chegar ainda à pequenina Praia do Arruda, um cantinho escondido e ainda pouco explorado, repleto de corais e piscinas naturais. 

E se trilha é o seu negócio, nada como a Trilha da Prainha, que tem 40 minutos de duração e leva a uma das mais esplêndidas praias de Itacaré. Se fazer trilhas não é o seu forte, não se preocupe. Tem um jeitinho mais fácil de chegar à Prainha e, de quebra, ainda visitar a Praia de São José: basta pagar um day use no Restaurante Grauçá, que está localizado de frente para a Praia de São José (com direito a piscina à beira-mar) e dentro do Condomínio Villa de São José, que tem uma trilha exclusiva de apenas dez minutos para a Prainha. Facinho e espetacular! Veja mais sobre as praias de Itacaré.

Faça ao menos uma das trilhas para as praias de Itacaré

As praias são o objetivo de todo turista em Itacaré, mas o percurso para chegar até elas pode ser bem mais prazeroso que um simples trajeto de carro. Itacaré é cercada por intensa Mata Atlântica e há diversas trilhas que levam até as praias. As mais famosas são a Trilha das Quatro Praias (com acesso à Praia da EngenhocaPraia HavaizinhoPraia Gamboa e Itacarezinho) e a Trilha da Prainha (que leva à Prainha e à Praia de São José). Além dos dois percursos mais populares, vale ainda fazer a trilha até a Praia de Jeribucaçu, percorrer a pé todas as praias urbanas e, se o pique permitir, caminhar por toda a extensão da Praia de Itacarezinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *